quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nariz + Lembranças

Não é de hoje que noto isso,mas minha memória olfativa é bem melhor que qualquer outra.
Porquê falar disso?Simples:

Estava lá eu andando na rua (e quando não to?-.-),passando na frente de lojas e garagens de prédios e de repente me veio,uma imagem da área da lavanderia pertod a cozinha do apartamento da minha avó Baúcha (apelido dela ^^).Ela morava na praia,no prédio do meio de três iguais- se não me engano.
O cheio de garagem de alguns prédios são tão parecidos.E lembram o cheiro daquela parte aberta que tem,que interliga as janelas das cozinhas e afins de todos os apartamentos.

Consegui,juro, até ouvir o barulho do mar que dava pra ouvir.E o barulho do mar indo e vindo me trás a lembrança do quarto,daquelas camas de ferro brancas,tão altas.O armário metade de roupa e a outra só de brinquedos de praia.
O quarto me lembra o corredor de carpete,que me lembra a porta que guardava os vários sapatos da minha avó,e que na verdade era uma passagem do corredor,quarto de empregada e cozinha.Um dia escalei as prateleiras dessa porta.Acho que foi o mesmo dia em que ri da babá do meu primo,por ter tomado sol com band-aid no braço[óbvio que ficou marcado].
Mas foi um riso de inocência...Afinal,eu tinha menos de 5 anos.
Lembrando do apê da minha vó,eu lembro do apartamento da frente- que era da mãe dela,minha bisavó.A sala grande,com vista pro mar...Aquela claridade que entrava.
Eu fazia praticamente a mesma coisa quando entrava lá: ia até a outra sala,virava a esquerda e olhava a parede,onde tinha uma estátueta -não lembro onde se apoiava- ela era uma deusa,sentada com as pernas cruzadas,pés para cima,as mãos apoiadas nos joelhos,olhos fechaods em meditação.Em sua testa,nas palmas das mãos e solas dos pés: olhos.
Eu imitava a estátua,sentava à sua frente,colocava os pés para cima e fechava os olhos.Logo um barulho me tomava a atenção e eu saía correndo.

Ahhh os corredores com carpete.Era tão fofos- adorava me tacar neles.Já que tava falando de cheiros,eu não lembro que cheiro eles tinham.Acho que é por causa da conecção da memória com o cheiro da cozinha.

Eram tempos tão legais pra mim.Tempos que não me contavam nada e mesmo assim eu não me importava.
Consigo lembrar de uma cena da sala de tv da minha bisavó se não me engano.Eu estava na passagem para o corredor e minha prima já andava.Não sei porquê minha tia ou minha mãe(mais provavelmente) virou pra Luiza 'Faz carinho nela...' e minha prima foi até a perna da minha bivó e fez carinho,todos sorriram,eu me virei e saí correndo para o corredor.
Não por inveja,ciúmes nem nada...Eu só me desligava rápido das coisas.

Tantas lembranças..Tantos cheiros.



Vó.Sinto sua falta.Sinto falto do tempo que não tive de te conhecer.Sinto a falta de tempos que nem vieram.
E acho que se você estivesse aqui...Tudo seria melhor,mais fácil...Não sei.

Seu aniversário passou e eu nem sabia.Minha mãe me avisou no dia.Queria ter tido mais tempo pra pelo menos saber essas pequenas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário