terça-feira, 15 de julho de 2008

Se meus olhos tirassem fotos

Acho que todo já ouviram a frase 'Se meus olhos tirassem fotos...'
Essa frase simplesmente junta tudo o que eu gosto...Olhos e olhares,fotos e viver.Adoro olhos,são as primeiras coisas que gosto de olhar em alguém,qualquer um,afinal ele são as janelas para nossa alma.Olhares...Quem nunca conseguiu conversar por olhar?Nunca?!Nossa...É muito bom...É quase como se você visse seus pensamentos sendo dirigidos à outra pessoa e visse os pensamentos da mesma vindo em sua direção.Não é tão fácil,mas acho que é por isso que é tão bom.Fotografias,fotos...Não é o máximo você poder congelar alguma coisa,um determinado instante?Um sorriso,um gesto,um olhar,uma coisa,uma pessoa,um animal,um lugar.Eu acho impressionante...E gosto muito de ter essas lembranças guardadas.
Viver...Quem não gosta de viver?..Se não,o que exatamente você faz aqui?Não entendo há pessoas que realmente não gostam de viver,pensam em se matar..Mas ai seria uma hipocresia...Surpresa,eu já pensei em como seria esse trem sem que eu estivesse nele,pra no segundo depois lembrar que vim e estou aqui para viver.É difícil,à vezes realmente dá vontade de você 'desligar' esse jogo...Mas qual seria a graça,se você soubesse todos os macetes,senhas,tudo,pra passar para a parte one você ganha,mas espera..Nós estamos vivendo e não jogando num pc,qual seria o grande prêmio da vida?Mas esse assunto fica pra depois,pois cada um tem uma resposta e to aqui pra falar de olhos,olhares,fotos e viver...
Sempre que vou para a casa dos meus avós,na volta,geralmente pôr-do-sol,eu gosto de ficar olhando as montanhas sendo gradativamente misturadas ao céu que fica cada vez mais escuro a medida que o Sol vai embora.As cores rosa,laranja,azul,roxo,amarelo se misturando parecendo que estão dando 'até logo' e seguindo o Sol.Adoro tirar fotos do pôr-do-sol.Gosto do nascer do sol,de um novo dia,mas talvez pela hora em que isso aconteça eu não goste tanto assim...
^mas,aqui,relembrando dos dias que estudei de manhã no ano passado,os quais tomava café-da-manhã no silêncio das 7h vendo o céu clarear e num piscar de olhos desatentos o Sol aparecer.Num piscar de olhos desatentos,eu não.Não,eu gostava de ficar procurando o ponto exato o qual o Sol se levantaria por de trás das montanhas.Ver a sombra das montanhas crescerem e depois diminuirem em questão de minutos,no tempo do meu café-da-manhã.Gostava muito disso,o problema eram as aulas de matemática,física,português depois disso.
O pôr-do-sol...Ele também te dá aquela sensação de um novo dia.Só que muito antecipado.Você ficar parado em algum lugar,vendo o Sol se pôr,com a Lua já pronta para tomar conta da noite,as estrelas começando a brilhar como se tivessem corrido para seus lugares e estivessem limpando suas roupas,que nem os atores e bailarinos antes da luz realmente brilhar sobre eles.
Gosto e muito de fotografar essas coisas,caoturar,congelar esse momento,mas...A fotografia não faz realmente juz a tudo que já vi.Tira o brilho de você ver o pôr-do-sol,como ele muda de um segundo para o outro.
Tira a sensação do vento no seu rosto,quando a pés de altura,num ultraleve.Com seu vô plotando e falando ao seu ouvido,explicando onde estão,o que ele está fazendo.A fotografia captura aquela imagem,mas não realmente o momento.O momento é o conjunto de tudo que está ali.E só a imagem não é o momento.No ultraleve,por exemplo,o vento,a voz,o frio,a vonatde de gritar,o estômago brincando contigo por causa da manobra.o grito que ninguém escuta,a canção que você cantou e nem você mesma ouviu...Quem sabe a frase não deveria mudar para 'Se meu corpo registrasse o momento',todos os sentidos fazendo o que eles devem fazer,ou seja,sentir.Você, a pés de altura,olahndo para as minipessoas de apensa algusn centimetros e somente o ar t separando delas,você presa num aviãozinho aberto,vendo os pássaros voarem na mesma altura que você,você se sente livre apesar do cinto.Você sente que nenhum dos teus problemas vai te alcançar.Não ali,não naquele momento.E ninguém vai realmente sentir,ver o que você sentiu o que viu...Porquê esse momento é único.Aquele instante só vai poder ser visto e sentido como foi,na sua mente,em seus sonhos.
Eu aqui..contando de duas experiências minhas,a primeira do pôr-do-sol foram várias vezes e a segunda algumas e todas foram diferentes,de várias formas e aidna bem que não são iguais...Ainda bem que ninguém nem nada é igual...Pois estaria enjôada dessas e outras coisas.
Já fiz muitas coisas,vi outras várias e tive muitos outros momentos e espero ter guardado pelo menos a metade.A maioria foram chances que teria de 20 em 20 anos provavelmente ou mais,outras que aprendi a ver como chances únicas também.

Mas a vida é isso não?Será que consegui colocar a vida numa farse só?Definí-la?Como momentos únicos?
Não pode ser isso...Por isso quero viver bem,no mínimo mais uns 60 anos,só pra ter certeza que nenhum desses momentos se repita..

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Momentos bons as vezes só vem uma vez.
    APROVEITE-OS! Não tenha vergonha de rir, berrar ou o que vão pensar de você.

    Vai por mim, um dos maiores arrependimentos da sua vida vai ser não ter aproveitado esses momentos.

    ResponderExcluir